(Avaliação) Ram 1500 Classic: muito cedo para o adeus?

A Ram 1500 Classic, aquela grandalhona que pode custar menos que uma Toyota Hilux ou Ford Ranger, está se despedindo do Brasil. O motivo não está no carro, nem nos números de vendas, nem na estratégia da Stellantis para o nosso mercado, mas pelo simples fato de que ela está saindo de linha aos poucos pelo mundo. “Mal chegou e já está de saída?”, mais ou menos. Isso porque essa que conhecemos como Classic hoje é a mesma geração vendida no exterior desde 2009, que seguiu em produção como opção mais barata da sua sucessora.  

Por aqui, essa geração já é oferecida pela Ram desde o início de 2012, mas na configuração maior 2500. A Classic, primeira e única 1500 dessa “família” a desembarcar oficialmente no mercado nacional, chegou há mais ou menos dois anos, e desde então ficou até mais barata: hoje sai por R$330 mil, mas já custou 365. Ainda que a saída de linha seja por “motivo de força maior”, ficam as dúvidas: ela ainda tem espaço no mercado brasileiro? Fará falta? É cedo pra hora da despedida? Por essas e outras perguntas, e pela curiosidade de conhecer essa Ram “ano 2009 modelo 2024”, passamos sete dias a bordo de uma 1500 Classic Laramie.  

00’s vibes e V8tão

Não dá pra negar que a picapona mantém um pezinho lá nos anos 2000, a começar pelo design externo que mudou pouco desde então. O interior, para comportar os novos volante, multimídia e console, precisou passar por plásticas maiores. Mas, pelo tempo em produção, é talvez o modelo que o consumidor brasileiro tenha primeiro em mente quando se fala em Ram. Bonita, estilosa, chamativa e bruta no visual ela continua sendo. “Moderna”, nem tanto. Lembra a trajetória da atual VW Saveiro, que nasceu na mesma época que a Classic e também segue em produção até os dias de hoje sem trocar de geração. 

Inigualável é o V8tão 5.7 que essa 1500 carrega sob o capô. Aliás, é o último integrante da família Hemi, com câmaras de combustão hemisféricas, que temos no Brasil. Com bloco de porte grande em ferro fundido e muita sede por gasolina, esse propulsor é robusto como poucos e já tem tradição de sobra nos EUA, onde essas Classic são meros veículos de trabalho. São 400 cv de potência e cerca de 57 mkgf de torque, que, não aparecem tão cedo quanto no V8 Coyote da F-150, por exemplo, mas ainda são prematuros. A fera desperta mesmo na faixa dos 2.500 rpm, crescendo para perto das 5.500 rotações.

Conjunto bruto

Como um V8 tradicional, “girar” não é sua especialidade, ainda que o pico de torque apareça ao redor dos 4 mil rpm. Essa tocada progressiva torna a condução mais suave, já que, desde cedo ela tem força suficiente para ganhar velocidade rapidamente, sem que sejam necessárias reduções de marchas. Aliás, a transmissão automática TorqueFlite, outra veterana pra lá de durável, tem oito velocidades e trabalha bem com todas elas, sabendo priorizar os momentos de (alguma) economia ou (muito) desempenho. A força, de qualquer forma, sobra demais, inclusive nos momentos de caçamba cheia e carga acima do seu pequeno limite. 

Ainda que não consiga fazer mais que 8,5 km/l em praticamente nenhuma condição de rodagem (com esforço, atingimos 8,4 km/l na estrada e algo ao redor de 5,5 km/l na cidade), a 1500 Classic, junto do seu Hemi e da caixa TorqueFlite, ronca bonito quando se pisa fundo, com um som mais agudo e aberto graças ao escape de cano duplo. No uso comum, o conjunto torna-se bem silencioso, especialmente quando entra sozinho no modo econômico de condução (identificado pela luz verde que se acende no painel), aquele que requer a menor pressão possível no pedal do acelerador, pista plana ou declives, e pouca carga a bordo.  

Frente a concorrência turbodiesel, o consumo altíssimo de gasolina tende a ser um problema, ainda mais lembrando que ela é a picape que mais gasta combustível do mercado nacional segundo o INMETRO. E olha que ela consegue desativar metade dos oito cilindros quando a demanda de força é baixa. Mas uma coisa é fato: nenhuma rival tem o sonzão bonito de um V8 na hora de acelerar, e muito menos a disposição dos 555 N.m. de torque para acelerar de 0 a 100 km/h mais rápido que um hatch esportivo. 

Seu poder para acelerar é enorme, só que ela não é um carro que instiga o motorista a acelerar: curtir o passeio com força de sobra em menores velocidades parece ser mais a “praia” dela (Foto: Lucca Mendonça)

Condução “na moral”

Por mais que os números digam o contrário, a melhor forma de usar a 1500 Classic parece ser aquela buscando a luzinha verde do Modo Eco no painel de instrumentos: desfilando, na pista da direita, curtindo o passeio. Ela até tem seus atributos dinâmicos, como as suspensões que não deixam a carroceria se descontrolar tanto em curvas, os freios a disco nas quatro rodas e a direção não muito folgada, mas é melhor usar o torque para enfrentar um fora de estrada usando o 4×4 com modo de reduzida, ou então para puxar os mais de 3.500 kg declarados. Não é daqueles carros que te instiga a acelerar, pelo contrário.  

Talvez o que cause isso seja seu perfil que lembra mais um caminhão do que a atual geração. Os bancos dianteiros estão em posição elevada, ajudando na visibilidade externa, e focam mais na maciez das espumas do que no ato de segurar o corpo do motorista nas curvas rápidas, algo esperado numa picapona confortável como ela. Já o volante, sem ajuste de profundidade, pode ficar mais distante do motorista do que o esperado, característica perdoável no seu projeto antigo. O posto de condução da Classic agrada para uma caminhonete desse porte, só que sem ser esportivo ou preparado para acelerar. Poder e força ela tem, mas não parece ser sua “praia” sair correndo por aí.  

Mordomias e modernidades

As mordomias caem bem, como os bancos dianteiros com aquecimento e ventilação individuais, volante aquecível, ajuste elétrico de altura da pedaleira, sem contar os ajustes elétricos para os dois bancos de couro dianteiros e a prática janela corrediça no vidro traseiro com acionamento elétrico. Sua multimídia não tem a interface mais moderna, nem tampouco oferece a maior tela touch, mas é equipada com tudo aquilo que se deseja hoje em dia, incluindo as conexões com smartphone, navegador GPS e controles da climatização. Tem partida remota do motor, uma bela tela digital no painel de instrumentos, seletor de marchas giratório que ocupa pouquíssimo espaço, iluminação da cabine em LED, sistema de som Alpine…não chega a ser ultrapassada. Os porta-objetos na cabine são incontáveis, também. 

Não falta espaço

A bem da verdade é que, perdoando algumas faltas como o já mencionado ajuste de profundidade do volante, faróis em LED (as luzes são halógenas, mas competentes) e pacote de assistentes inteligentes de condução (para muitos, um lado bom), a 1500 Classic é completona com tudo que um comprador de picapes precisa, o que inclui o colossal espaço interno, especialmente no banco traseiro, uma generosa caçamba e robustez mecânica.  

Caçamba rasa, mas longa e larga, como de praxe nessas picaponas. O material que ela é revestida não risca e ainda é aderente (Foto: Lucca Mendonça)

Fim?

Considerando que ela só está no Brasil há dois anos, é sim cedo para o adeus. Os altos preços alcançados pelas caminhonetes turbodiesel menores e o fato de que a 1500 Classic não deixa um sucessor direto são outros motivos de lamentação, sem dúvidas, mas ainda há tempo: além da série especial de despedida R/T, limitada a apenas 100 carros, as versões “comuns” Laramie e Night Edition ainda podem ser adquiridas 0 km. Uma veterana que vai deixar saudades. 

Ficha técnica:

Concepção de motor: 5.654 cm³, gasolina, oito cilindros em V, 16 válvulas (duas por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, comando de válvulas único, variador de fase na admissão, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática com conversor de torque e 8 marchas
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 mkgf a 3.950 rpm
Suspensão dianteira: independente, duplo A, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo rígido com feixe de molas
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Hankook Dynapro HT, medidas 275/60 e rodas de liga-leve aro 20
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 5,81 m/2,02 m/1,97 m/3,57 m
Caçamba: 1.424 litros

Capacidade de carga: 531 kg

Tanque de combustível: 98 litros
Peso em ordem de marcha: 2.553 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$329.990

Itens de série:

6 Airbags, Alarme de segurança, Alerta do cinto de segurança do motorista e passageiro dianteiro, Alternador de 160 amperes, Alças dianteiras e traseiras de auxílio para acesso ao veículo, Antena fixa, Apoia-braço central traseiro com porta-copos, Aquecimento dos assentos traseiros laterais, Ar-condicionado automático de duas zonas, Assistente de partida em rampa (Start Assist), Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis, Bancos dianteiros ventilados e aquecidos, Bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos (08 direções e 02 direções para lombar), Bancos em couro, Bússola e termômetro digitais, Caçamba com revestimento especial e iluminação em LED, Central de informações do veículo (Computador de bordo), Chave presencial (Keyless Entry), Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, Coluna de direção com regulagem de altura, Comando de voz integrado com Bluetooth, Comandos de áudio no volante, Console central com apoia braços com porta objetos, 2 portas USB, entrada Aux., 2 portacopos dianteiros, porta celular, saídas de ar traseiras e 2 tomadas de 12V, Controle de cruzeiro, Controle de estabilidade do reboque, Controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de tração (TC), Controle eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria, Controle eletrônico de seleção da tração, Câmera de estacionamento traseira, Diferencial traseiro antideslizante, Direção elétrica, Display de monitoramento da pressão dos pneus, Duas memórias de posição do banco do motorista, espelhos retrovisores exteriores e pedais, Escapamento traseiro duplo com ponteira cromada, Espelho Retrovisor interno eletrocrômico, Espelhos retrovisores exteriores pretos com aquecimento, indicadores de direção, luzes de cortesia, rebatimento elétrico e ajustáveis eletricamente, Estribo lateral preto do tamanho da cabine, Faróis de neblina, Faróis halógenos com projetor bifunção (alto e baixo), Freios ABS, Iluminação ambiente em LED, Janela traseira com comando elétrico, Lanternas em LED, Limpadores do parabrisa com intermitência, Luzes de emergência (ESS – Emergency Stop Signal), Luzes de leitura em LED, Luzes de rodagem diurna em LED, Maçanetas externas na cor do veículo, Navegação embarcada, Painel de porta e de instrumentos revestidos parcialmente em couro e com acabamento imitando madeira, Para-sóis motorista e passageiro com espelho e iluminação, Parachoques dianteiro e traseiro cromados, Parafuso antifurto das rodas, Partida assistida por botão (Keyless Go) e remota, Pedais com ajustes elétricos, Porta luvas duplo, Porta objetos plano e dobrável no assoalho da segunda fileira de bancos, Porta-objetos sob o assoalho da segunda fileira de bancos, Preparação para reboque Classe 4, Protetor inferior de suspensões e tranmissão, Quadro de instrumentos com tela de 7″ em TFT, Rodas de liga leve 20″ com acabamento prata, Seletor rotativo de marchas, Sensor crepuscular, Sensores de estacionamento traseiros, Sistema de fixação para assento infantil, Sistema de multimídia Uconnect de 8.4″ com tela sensível ao toque, Apple CarPlay e Android Auto, Sistema de áudio Alpine de 10 alto-falantes com subwoofer, Sobretapetes de borracha frontal e traseiro, Tampa do combustível da cor da carroceria, Terceira luz de freio com iluminação de caçamba, Tomada dianteira de 115V, Vidros dianteiros elétricos com função 1 toque (sobe e desce), Volante revestido em couro e com aquecimento 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.