Como economizar bateria em carros elétricos: alguns truques importantes

Há quem ainda veja um carro elétrico como uma nave extraterrestre: “como pode ser movido por eletricidade? E como assim dá pra carregar na tomada da garagem?”. Por essas e outras, tem gente que não entende que, basicamente, eles cumprem a mesma função de um automóvel a combustão, só que se alimentam de kW ao invés de gasolina, etanol ou diesel. O quanto ele consome vai depender do estilo de condução do motorista: um pé mais pesado faz com que as baterias se esgotem mais rápido, como a gasolina em um tanque de um carro comum. Mas, não é só isso… 

Seja de carga ou de passeio, um veículo elétrico cumpre a mesma função de outro a combustão (Foto: Lucca Mendonça)

Modos de condução 

Boa parte dos veículos elétricos tem o conhecido seletor de modos de condução, ou ao menos uma função que “murcha” o conjunto propulsor para gastar menos eletricidade. No geral, só muda o nome de marca para marca (a Renault chama de “Eco” e a Audi de “Efficiency”, por exemplo), mas o propósito é sempre o mesmo: reduzir um pouco da potência e torque do motor elétrico, enquanto amansa as respostas ao comando do acelerador, para que o carro não demande de tanta energia no uso cotidiano. Quanto mais econômico ou eficiente for o modo de condução, maior a distância rodada possível com uma carga das baterias.  

Os modos de condução são importantes para gastar menos energia (Foto: Lucca Mendonça)

Regeneração de energia 

Outra função presente em boa parte dos EVs é a regeneração de energia, aquela que, ao tirar o pé do acelerador, transforma o motor elétrico em gerador, que alimenta as baterias de tração. Na prática, o carro desacelera na mesma intensidade de um freio-motor e, em alguns casos, o motorista pode controlar o anda-e-para do carro apenas pelo pedal do acelerador (pressiona para andar, alivia para parar). Quanto mais energia recuperada, menos carga a bateria precisa despender no uso e, assim, maior o alcance do veículo.  

A regeneração de energia durante condução é outro aliado importante na vida dos EVs (Foto: Lucca Mendonça)

Ciclo urbano e rodoviário 

Justamente pela recuperação de energia em frenagens e desacelerações, e também pelas menores rotações do motor elétrico nas baixas e médias velocidades, um carro elétrico gasta menos bateria rodando na cidade. Nas rodovias, além da maior velocidade (e constância das altas RPM do motor elétrico), os freios regenerativos são menos utilizados. Sem contar que nas situações de trânsito mais pesado (pontos de desaceleração), paradas em semáforos, ou reduções para atravessar lombadas e valetas, são momentos em que a energia cinética das frenagens é convertida em carga para as baterias. O ideal é que o trajeto feito seja no estilo urbano, com mais paradas, o que aumenta o alcance por carga. Se houver tempo e paciência, claro… 

O ideal do ponto de vista energético é mantê-los na cidade, preferencialmente com bastante anda-e-para. Só precisa ter tempo e paciência (Foto: Lucca Mendonça)

Ar-condicionado 

Assim como nos carros a combustão, o ar-condicionado também é um vilão dos elétricos quando o assunto é economia. Por mais que a maioria dos EVs já seja equipada com compressores elétricos e, às vezes, até sistemas inteligentes que trabalham de acordo com o modo de condução escolhido (o ar “gela menos” no modo Eco, por exemplo), é fato que o sistema precisa cumprir seu trabalho e rouba carga das baterias de tração para isso. Nos piores casos, o alcance do veículo elétrico pode cair em até 15 ou 20% com o uso constante do ar-condicionado nos dias de maior calor, e esse número aumenta ainda mais no caso de ar quente ligado quando está frio. Se puder evitar o sistema de climatização do carro de uma maneira geral, certamente a carga das baterias renderá mais. 

Ar-condicionado: outro vilão do consumo nos EVs (Foto: Lucca Mendonça)

Pneus 

Praticamente todas as grandes fabricantes de pneus já desenvolveram modelos específicos para EVs, geralmente com menor resistência ao rolamento, o que diminui o arrasto na condução, permitindo que o carro “flua” de forma mais livre e solta, o que reduz o consumo de energia. A Pirelli, por exemplo, fala em até 10% a mais de autonomia com o uso da sua linha dedicada Elect. De quebra, esses pneus podem garantir menos ruídos de rodagem e um melhor comportamento dinâmico nas acelerações, curvas e frenagens. Para quem quer ganhar alguns km de alcance, os tais pneus especiais para EVs caem bem. 

Os pneus dedicados aos veículos elétricos também são boa pedida quando a meta é aumentar o alcance por carga (Foto: Lucca Mendonça)

O trivial 

Claro, há ainda aquelas dicas básicas que qualquer motorista deve seguir quando se busca economia, seja de combustível líquido ou de eletricidade. São elas: a calibração correta dos pneus, estar com as manutenções em dia, não abusar nas acelerações, não manter velocidades acima dos limites, evitar rodar com cargas ou pesos desnecessários no carro, além de, se possível, não instalar acessórios que comprometam o coeficiente de arrasto do veículo, como bagageiros de teto ou extensões de retrovisores externos.  

Calibrar pneus, fazer as manutenções, evitar o transporte de cargas desnecessárias, maneirar o pé no acelerador: dicas triviais, mas valiosas na economia (Foto: Lucca Mendonça)
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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.