(Comparativo) GWM Haval H6 HEV vs. Ford Territory Titanium vs. Chevrolet Equinox RS: um pra lá, dois pra cá

Um mexicano pra lá de conhecido, um chinês de marca tradicional e outro chinês que aposta na tecnologia híbrida. Estamos falando de Chevrolet Equinox (versão RS, de R$225,7 mil), Ford Territory (versão Titanium, de R$210 mil) e GWM Haval H6 (versão HEV2, de R$214 mil), três SUVs médios que evitam as polêmicas dos queridinhos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, mas concorrem pelo mesmo público. Quem ganha? Para descobrir, vamos dividir essa “briga” em alguns rounds: mecânica, desempenho e consumo, dirigibilidade, espaço interno e porta-malas, além de itens de série e nível de acabamento.  

Foto: Lucca Mendonça

Mecânica 

Os três SUVs usam motor 1.5 a gasolina com injeção direta, mas com a diferença do Equinox e do Territory serem turbo, enquanto o Haval aposta na aspiração natural, afinal traz no conjunto um motor elétrico dianteiro, que trabalha em parceria com o 1.5. Por essas e outras, o GWM é o mais potente e “torcudo”, disparado: são 243 cv de potência com 54 mkgf de torque, deixando o Chevrolet na segunda (e distante posição) com seus 172 cv e 27,8 mkgf, enquanto o Ford fecha a trinca com 169 cv e 25,5 mkgf.  

Um compacto 1.5 16v vai sob o capô do GWM (Foto: Lucca Mendonça)

São três conceitos de transmissão automática: no Equinox há a tradicional caixa automática GF6 com seis velocidades, o Territory aposta na dupla embreagem com sete velocidades, e o Haval híbrido usa um câmbio próprio para híbridos, automatizado com duas marchas (uma mais curta para as baixas e outra mais longa para médias e altas velocidades). Os três voltam a se igualar nas suspensões independentes nas quatro rodas e no eixo traseiro com fixação multibraço, garantindo maior conforto e melhor comportamento em curvas. Os freios a disco também são padrão no trio, como pede a categoria.  

Foto: Lucca Mendonça

Desempenho e consumo 

Quem anda mais gastando menos é o H6. O motivo? A motorização híbrida, que permite acelerações ágeis e melhor pique em diferentes usos graças aos dois propulsores, enquanto o motor elétrico tira boa parte do esforço do 1.5 a gasolina, que assim consome pouco. Além do silêncio a bordo, suas respostas ao comando do acelerador são mais imediatas que as dos rivais, inclusive nas situações de carro cheio. A aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos já diz muito: são pouco mais de 9,0s no Chevrolet e quase 10,5s no Ford, que tem o maior peso com o menor torque dos três. Só o Equinox chega a 200 km/h. 

Foto: Lucca Mendonça

Além disso, otimizando ao máximo a eficiência da tecnologia híbrida do GWM, pudemos atingir os 18 km/l de gasolina na cidade, onde os carros eletrificados rendem mais, o que totaliza 1.080 km de autonomia! Na estrada ele já ficou na média dos outros dois concorrentes: cerca de 13,5 km/l (o Territory chegou a picos de 14,5 km/l nas melhores condições). No apanhado de consumo, Equinox e Territory se igualaram fazendo entre 9,5 e 10,0 km/l na cidade e 13,5 e 14,5 km/l na estrada em nossos testes, mas o Ford tem tanque maior (maior autonomia). Ele e o GWM comportam até 60 litros, contra 56 do Chevrolet.  

Foto: Lucca Mendonça

Dirigibilidade 

No Equinox, em conjunto com o volante menos inclinado, o que reduz a sensação de altura, está a direção mais sólida que a dos rivais. Ele também tem os freios mais macios e progressivos, logo à frente do Territory. Contorna bem curvas, com pouca rolagem lateral da carroceria, mas suas rodas não esterçam tanto, o que requer mais manobras no uso diário. Incomodam as constantes “raspadas” do parachoque dianteiro em lombadas e valetas, causadas pelo ângulo limitado de ataque e a pouca altura livre em relação ao solo. As suspensões são voltadas ao conforto sem prejudicar a dinâmica. Bom equilíbrio! 

Seu torque prematuro, que faz o carro acelerar com pouca pressão no acelerador, e a esperteza da transmissão automática de seis marchas conquista, ainda que falte um seletor de modos de condução, presente nos rivais. Méritos também para a ergonomia bem acertada, com conforto de sobra como pede o público norte-americano (onde ele é vendido há muito tempo), e a praticidade dos comandos internos, todos à mão e intuitivos. 

Foto: Lucca Mendonça

Até mais confortável que o Equinox, e com suspensões mais silenciosas, o Territory tem direção leve e segura. Agrada pela boa habitabilidade, excelente visibilidade (os enormes retrovisores ajudam) e comportamento correto de direção e freios. Poderia melhorar apenas na praticidade dos comandos internos, as vezes distantes das mãos de quem dirige, e na rolagem lateral da carroceria em curvas, não tão boa quanto os rivais da GWM e Chevrolet. É dele a posição de guiar mais alta, permitindo que se viaje enxergando o capô o tempo inteiro, qualidade que pode agradar muitos consumidores de utilitários. 

Seu 1.5 turbo tem torque bastante progressivo, mas já é forte desde as menores rotações, o que torna a condução linear. A transmissão de dupla embreagem ajuda permitindo trocas extremamente rápidas e suaves, quer seja subindo ou baixando marcha, sempre com o conforto e a maciez falando mais alto. Considerando seu peso e entrega do motor, tem desempenho interessante, mas aquém dos outros dois SUVs.

Foto: Lucca Mendonça

O GWM brinda com a força quase imediata, graças a propulsão híbrida, e é o mais silencioso dos três no uso urbano, ultrapassando o bem isolado Territory. Na estrada, o jogo vira: o ruído do 1.5 do Haval invade a cabine mais do que deveria, especialmente acima de 100 km/h, fazendo dele o mais barulhento dos três nessa condição de uso. Mas, além de poder escolher o peso da direção elétrica, no SUV híbrido o motorista tem ao seu dispor o melhor banco dentre os três, com boas abas laterais e tamanho ideal de assento e encosto.  

Também é outro que passa longe de desapontar nas curvas ou desvios bruscos de trajetória, e trabalha bem no nosso piso lunar, graças a um acerto exclusivo das molas e amortecedores para o Brasil. A propulsão mista quase sempre busca o melhor desempenho aliado a economia nos mais diferentes usos, ponto em que sua tecnologia de motor elétrico + combustão o coloca à frente dos concorrentes. Há um pacotão de assistentes de condução, mas alguns dos alertas e sensores são desesperados e imediatistas, “apitando” muitas vezes sem necessidade.  

Foto: Lucca Mendonça

Espaço interno e porta-malas 

Qualidade essencial em um SUV com proposta familiar, o espaço interno é amplo nos três carros. Ainda assim, por conta do assoalho mais baixo e cabine bem alta, associada ao entre-eixos generoso e outras soluções inteligentes de espaço, temos a maior folga aos cinco ocupantes no Territory. Seu painel e pedaleira recuados permitem que os bancos dianteiros fiquem mais para frente, liberando um vão maior para as pernas e pés da segunda fileira. O ressalto do túnel central existe, mas é mínimo, e contam pontos ainda as enormes quatro portas. Porém, toda essa folga para os ocupantes sacrificou um pouco do porta-malas, que tem a menor capacidade dos três: 448 litros.  

O Equinox, apesar do menor entre-eixos, tem teto alto e plano, mantendo um belo vão entre os bancos dianteiros e traseiro. Seus ocupantes da frente também viajam muito bem, sempre com a praticidade do assoalho plano, sem elevação do túnel central, e portas com bom ângulo de abertura. Pode pesar contra, apenas, o console central que ultrapassa o limite dos bancos dianteiros no espaço para as pernas de quem vai atrás, mas, em contrapartida, lá vão as úteis saídas de ar-condicionado traseiras e portas USB (itens presentes nos três carros, aliás). Nele cabem cinco, quatro adultos e uma criança, com conforto, mais bastante bagagem no longo e largo porta-malas de 468 litros, o segundo melhor do trio.  

O GWM não faz nem um pouco feio frente aos outros dois SUVs: tem espaço de sobra para cabeça, ombros, pernas e pés das cinco pessoas que vão a bordo dele. Seu entre-eixos, pela ficha técnica, é o maior do trio (2,74 m), permitindo ainda o gigantesco porta-malas de 560 litros, pelo menos segundo divulga a fabricante. Nesse quesito, supera e muito o Ford e o Chevrolet, mantendo virtudes da facilidade no entra e sai, sensação de amplitude na cabine (proporcionada também pelo teto claro, que só ele tem) e folga até para ocupantes de maior estatura. O híbrido não chega a ter assoalho plano como o Equinox, mas se iguala ao Territory: um leve ressalto no túnel central e caixas de ar pouco pronunciadas.  

Acabamento e equipamentos 

Depois do empate técnico no espaço interno, diferenças de acabamento. O Ford abusa do soft touch, cromados, black piano e imitações de madeira pela cabine, sem abrir espaço para críticas quanto a qualidade dos materiais ou sua montagem. É muito esmerado, mas há quem prefira algo mais discreto e sóbrio, como aposta o Haval, também bem montado e acabado, mas focando no preto brilhante e mesmo couro sintético dos bancos, somado a alguns cromados, com discrição. O Equinox segue algo parecido, mas nessa versão esportivada RS há costuras vermelhas e menos cromados. Pena que a montagem dos bons materiais deixe a desejar com peças desniveladas e até rebarbas. 

Foto: Lucca Mendonça

Dos três, quem oferece menos conteúdo é o Chevrolet. Nele não há painel de instrumentos digital como nos rivais (sem desmerecer os ponteiros analógicos práticos e bonitos), multimídia tão grande, ajustes elétricos para o banco do passageiro (só há no motorista), teto-solar panorâmico, tem menos tecnologias de assistência à condução e dispensa alguns mimos a bordo (tampa do porta-malas elétrica, por exemplo). Em contrapartida, sua multimídia pode ter bons apps nativos (Spotify ou Amazon Alexa) e conta com o sistema operacional mais fácil do trio. A internet 4G a bordo também é de série, assim como no Haval H6 HEV2, e seu ar-condicionado é competente mesmo nas maiores temperaturas. 

Foto: Lucca Mendonça

O Territory tem uma lista mais recheada, já com painel digital, bancos dianteiros elétricos, tampa do porta-malas elétrica, teto-solar panorâmico, piloto automático adaptativo (ACC), sistema de som com mais alto-falantes, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, câmera 360º e muitos outros recursos bacanas, ainda que ofereça só uma porta USB para o banco traseiro, e não tenha um sistema de som à altura: são vários alto-falantes, mas com qualidade abaixo do esperado. Aliás, é um problema que atinge os três carros: é perdoável apenas no Equinox, que tem menos alto-falantes e, nessa versão, não usa o belo sistema Bose.  

Foto: Lucca Mendonça

O GWM sai na frente em conteúdo de série: complementa todos os “luxos” do Territory com mais alguns assistentes inteligentes de condução (como a útil função de refazer sozinho manobras complicadas), head-up display, tecnologia de radar que “lê” o trânsito ao seu redor (como nos Tesla), sensor de presença para abrir e fechar a tampa elétrica do porta-malas, partida remota do motor e por aí vai. Também é o único com lanternas traseiras em LED que “correm” por toda a extensão da tampa do porta-malas.  

Foto: Lucca Mendonça

Um pra lá, dois pra cá 

Ditar um campeão é difícil: há quem aposte na tradição e na maior rede de concessionárias da Chevrolet com o Equinox, outros gostam mais da classe e requinte do Ford Territory, sem contar aqueles que entram de cabeça na tecnologia híbrida com o Haval H6 HEV2. Um pra lá, híbrido, e dois pra cá, só a gasolina, tem SUV médio para todo mundo que não quer Compass ou Corolla Cross.  

Foto: Lucca Mendonça

Haval H6: fotos, ficha técnica e equipamentos

« de 2 »
Concepção de motor: 1.499 cm³, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio + motor elétrico dianteiro e conjunto motor de arranque/alternador. Baterias de íon-lítio com 1,6 kWh de capacidade
Transmissão: automatizada monoembreagem com duas velocidades
Potência combinada: 243 cv
Torque: 54 mkgf
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente, multilink, com barra estabilizadora
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Hankook Ventus S1 Evo3 SUV, medidas 225/55 e rodas de liga-leve aro 19
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,68 m/1,89 m/1,73 m/2,74 m
Porta-malas: 560 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Peso em ordem de marcha: 1.699 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,9 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$214.000 (cor metálica inclusa)

Tampa do porta-malas com abertura e fechamento automáticos e sistema “free-hands”, Abertura elétrica da tampa de abastecimento, Sensor de chuva, Antena tipo “shark”, Teto solar panorâmico elétrico, Retrovisores externos rebatimento elétrico e luzes de posição, Acabamento interno em “blackpianoBancos revestidos em couro ecológicoBancos dianteiros com ajuste elétrico e ventilaçãoVolante multifuncional revestido em couro, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidadeApoia-braço frontal revestido em couro ecológicoPorta-copos na parte frontal e no banco traseiroBancos traseiros rebatíveis (60/40), Quatro modos de condução, três níveis de peso da direção (Conforto/Normal/Esportivo)Retrovisor interno antiofuscante automático, Abertura e fechamento das janelas com função “one-touch” e antiesmagamentoFechamento das janelas por meio do controle remotoVidros com função de descongelamentoArCondicionado digital automático “dual zone”Saídas de ventilação para os bancos traseirosPurificador de ar ionizado integradoFunção de antiembaçamento do para-brisa6 airbagsAviso de obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para todos os ocupantes, Sistema de fixação de cadeira infantilABS + EBD (distribuição eletrônica de frenagem)TCS (Sistema de controle de tração)SCM (Second Colision Mitigation)Brake Assist – regula a pressão no pedal do freioHill descent control – assistente de descida de ladeira, Hill start assist – assistente de partida em rampas12 sensores de estacionamento (dianteiros + traseiros)5 câmerasFrenagem autônomas de emergência para baixas velocidadesCâmera 360º com função capô invisívelACC (mantém a velocidade configurado ou do carro a frente)Alerta e frenagem de emergência autônomaAlerta e frenagem de emergência de tráfego cruzadoAlerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixaAlerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à réDesvio inteligente –afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cmSmartkey – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chaveAlarme antifurtoFechamento automático das portas programável (15 ou 30 km/h)Destravamento automático das portas em caso de acidenteChave com função pânico (dispara a buzina)Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fioWi-fi 4G com função hotspot a bordo8 alto-falantes (4 alto-falantes + 4 “tweeters”)App GWM permite diversas funções remotasTela de multimídia de 12,3 polegadasCarregamento de celular por indução de 15W, Painel de instrumentos com tela de LCD de 10,25 polegadas, Tecnologia Auto Reverse – refaz manobras em até 50 metros, Head-up Display

Territory: fotos, ficha técnica e equipamentos

« de 2 »
Concepção de motor: 1.490 cm³, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio
Transmissão: automatizada de dupla embreagem com 7 marchas
Potência: 169 cv a 5.500 rpm
Torque: 25,5 mkgf entre 1.500 e 3.500 rpm
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente, multilink, com barra estabilizadora
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Goodyear Efficientgrip Performance SUV, medidas 235/50 e rodas de liga-leve aro 19
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,63 m/1,93 m/1,71 m/2,73 m
Porta-malas: 448 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Peso em ordem de marcha: 1.705 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$209.990 (cor metálica inclusa)

Ar-Condicionado automático digital dual zone com saída de ar para os bancos traseiros, Carregador de celular por indução, Central multimídia com tela digital de 12.3” sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple Car Play sem fio, comando de voz, Bluetooth e USB, Chave Com Sensor de PresençaComputador de bordo, Freio de estacionamento elétrico com função Audo Hold, Sensor de chuva, Painel de Instrumentos digital com tela HD de 12.3”, 4 modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Serra/Colina, Porta-Malas elétrico com função “mãos livres”, Saídas USB frontais (Tipo A e C) e traseira (Tipo A), Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Sistema de áudio com comandos no volante e 8 alto-falantesSistema de partida sem chave “Ford Power” (Start/Stop), Espelhos retrovisores externos elétricos e rebatíveis eletronicamente, Luzes de boas-vindas nos espelhos, Faróis com tecnologia Full LED e nivelamento automáticoFaróis de neblina dianteiros e traseiros em LEDLanternas traseiras em LED, Luzes de condução diurna em LED (DRL), Maçanetas na cor do veículo, Rack de teto longitudinais, Rodas de liga leve de 19”Teto solar panorâmico elétrico, Ajuste manual do volante em 4 posições, Alças de apoio de Teto (traseiras e frontal), Assentos dianteiros ventilados, Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições, Banco do passageiro com ajuste elétrico de 4 posiçõesBancos com acabamento premium em dois tonsBancos traseiros bipartidos e rebatíveis 60/40, Bancos traseiros com apoio de braço central e porta copos integrado, Console central com porta objetos e descansa braço, Fechamento Global de Portas, Vidros e Teto Solar, Luz ambiente em LED, Luzes de leitura na segunda fileira, Para-sol com espelho de cortesia e luzes (motorista / passageiro), Vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo, Volante em couro com comandos de áudio e voz, Acendimento automático dos faróis, 6 Airbags, Alarme perimétrico, Alerta de cinto de segurança (motorista e passageiros)Alerta de Colisão e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Alerta de Saída e Permanência em Faixa (LDA), Assistente de Descida (HDC)Assistente de Partida em Rampa (HLA), Câmera 360° com visão 3D, Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com ajuste de altura e pré-tensores, Cintos de segurança traseiros de 3 pontosControle Eletrônico de Estabilidade (ESP) e Tração (TCS), Direção elétrica (EPAS), Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Farol alto automáticoFixações ISOFIX® para cadeiras de criança nos bancos traseiros, Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), Monitoramento de ponto cego (BLIS) com alerta de tráfego cruzado traseiro, Piloto automático adaptativo com sistema “Stop & Go”, Sistema de estacionamento automático 

Equinox: fotos, ficha técnica e equipamentos

Concepção de motor: 1.490 cm³, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática com 6 velocidades, sem possibilidade de trocas manuais
Tração: dianteira (FWD)
Potência: 172 cv a 5.600 rpm
Torque: 27,8 mkgf entre 2.000 e 4.000 rpm
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente, Multilink, com barra estabilizadora
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Hankook Kinergy GT, medidas 235/50 e rodas de liga-leve aro 19
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,65 m/1,84 m/1,70 m/2,72 m
Porta-malas: 468 litros
Tanque de combustível: 56 litros
Peso em ordem de marcha: 1.561 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
Preço básico: R$225.710 (cor metálica opcional – R$2 mil)

Detalhes internos e externos em Black Piano, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), Alarme, Alerta de pressão dos pneus, Controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), Faróis e lanterna de neblina, Faróis dianteiros em LED, Luz de condução diurna em LED, Lanterna traseira em LED, Protetor de cárter, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Sistema de freios com ABS, EBD e PBA, Rodas de alumínio aro 19 escurecidas, Faróis com sensor crepuscular, Assistente de partida em aclive, Câmera de ré, Chave eletrônica, Easy Entry – Abertura das portas e alarme através de sensor de aproximação na chave, Computador de bordo com tela LCD colorida, Cobertura do porta-malas, Controlador de velocidade de cruzeiro, Descansa-braço dianteiro e traseiro, Direção elétrica progressiva, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Banco com revestimento premium, Banco traseiro com encosto ajustável, Banco do motorista com regulagens elétricas, Ar-condicionado digital automático dual zone, dutos de ar para o banco traseiro, Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, Espelhos retrovisores externos com indicador de direção e rebatimento elétrico, Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, navegador e internet 4G integrados, Android Auto/Apple CarPlay sem fio, Spotify e Amazon Alexa integrados, Navegador GPS online, OnStar – Pacote Exclusive, Alerta de colisão frontal, Alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, Alerta de movimentação traseira, Alerta de mudança de faixa, Alerta de ponto cego, Alerta vibratório de segurança no banco do motorista, Assistente de permanência na faixa, iluminação interna em LED, Frenagem automática de emergência, Indicador de distância do veículo da frente, Easy Park – sistema de estacionamento semiautomático, Sensor de chuva, Farol alto adaptativo, Sistema de som com seis alto-falantes

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.