(Lançamento) BMW X2 de segunda geração chega com carroceria coupé e versão elétrica

Lembra do X2 de primeira geração, aquele crossover com certa pegada de hatch médio e cara de esportivo? Pois é, ele está em nova geração totalmente diferente, e agora assumiu de vez o perfil de SUV, e ainda por cima coupé. Uma mudança radical de estilo, que pode fazer diferença no seu sucesso, já que, aqui no Brasil, a primeira geração mal chegou a vender 3.000 unidades durante os quatro anos em que foi oferecida (de 2018 até 2022). Teve até produção em regime CKD na planta de Araquari, Santa Catarina, mas não emplacou.  

A nova geração parece querer peitar o Audi Q3 Sportback, e para isso cresceu para todos os lados, se tornando algo como um “mini X6” no design: chega a 4,55 m de comprimento (um aumento de 19,5 cm frente a carroceria anterior), com 1,84 m de largura (mais 2,1 cm), 1,59 m de altura (mais 6,5 cm) e 2,69 m de distância entre-eixos (eram 2,67 m), com porta-malas de bons 560 litros (525 na versão elétrica), ainda sobre a mesma plataforma modular UKL2. Aqui no Brasil, são duas configurações: X2 xDrive20 por R$389 mil (a gasolina), e iX2 xDrive30 de R$444 mil (elétrica). 

A versão a gasolina traz motor 2.0 16v turbo, com duplo comando variável, injeção direta e outras tecnologias. Na nova geração da X2, rende 204 cv de potência e 30,6 mkgf de torque, gerenciado pela transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades. Segundo a BMW, o SUV coupé consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, correndo até os 231 km/h. A variante elétrica traz dois motores, um em cada eixo, garantindo 306 cv e mais de 50 mkgf de torque instantâneo, além da tração integral. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,6 segundos, e a velocidade máxima é de 180 km/h (limitador eletrônico).  

A variante elétrica traz um conjunto de baterias de 65 kWh, o que permite ao modelo alcance máximo por carga de 337 km de acordo com o PBEV do INMETRO. Pelo ciclo europeu WLTP são aproximadamente 425 km. A recarga, via plugue padrão Tipo 2, demora 6h30min em wallbox de 11 kW, ou são 38 minutos plugado em fonte ultrarrápida de 100 kW para recuperar 70% da carga. O carregador portátil para tomadas 220V é item de série.  

No interior, praticamente igual ao do SUV convencional X1, do qual o novo X2 parece derivar, está a enorme tela curvada que engloba o painel de instrumentos digital atrás do volante (10,2”) e a multimídia (10,7”), além de bancos com estilo esportivo. Aliás, é de série para as duas versões vendidas aqui o pacote M Sport, que acrescenta alguns adereços sport pela carroceria e interior, a exemplo das rodas de liga-leve aro 20, com design exclusivo para a versão a gasolina e elétrica.  

Foto: BMW/divulgação

O pacote de itens de série é o mesmo para as duas versões, incluindo assistente para executar diversas funções do carro por comandos de voz (“Olá BMW”), possibilidade de conexão com Amazon Alexa (inclusive no modo de casa inteligente), comandos à distância via app MyBMW, possibilidade de chave digital, câmera 360º, frenagem automática para evitar colisões em balizas, ar-condicionado digital automático, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, head-up display, teto-solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, carregador de celular sem fio, diversos assistentes inteligentes de condução, faróis de LED adaptativos, grade dianteira iluminada e por aí vai.  

A nova geração do BMW X2 já pode ser encontrada na rede de concessionárias da marca aqui no Brasil em oito opções de cores para a carroceria: Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Cinza Brooklin, Cinza Arranha-Céu, Verde Cabo York e Vermelho Fogo. A cabine pode ser inteira preta, ou mesclar preto com marrom ou preto com creme.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.