(Lançamento) Mercedes SL63 S E-Performance: esportivo híbrido de 816 cv tem 0 a 100 assustador por R$1,7 milhão

Os ricaços e consumidores de esportivos poderosos têm uma nova opção no mercado brasileiro: o Mercedes-AMG SL63 S E-Performance que, de demorado, só tem a pronúncia do nome. Tataraneto de muitas gerações do tradicional Mercedes “Asa de Gaivota”, e renascido após um hiato de quatro anos, quando seu antecessor saiu de linha, o esportivo desembarca no mercado nacional em configuração única: híbrido plug-in, com 816 cv de potência e carroceria conversível de duas portas com capota elétrica de tecido. O preço assusta, R$1.689.900, mas há muitas justificativas para ele.  

Dotado de um powertrain que utiliza tecnologia híbrida da Fórmula 1, ele traz debaixo do capô, na dianteira, um V8tão 4.0 biturbo com injeção direta de gasolina, responsável por render nada menos que 612 cv de potência com 85 mkgf de torque. Quer mais? Acoplado ao eixo traseiro vai outro motor, 100% elétrico, que entrega mais 204 cv com 33 mkgf de força imediata. No total, o esportivo conversível dispõe de insanos 816 cv de potência, com torque beirando a casa dos 145 mkgf! Supera muito caminhão grande. O conjunto, que dá direito a tração nas quatro rodas, é administrado por uma transmissão automática exclusiva, de duas velocidades.  

Graças a um cardã e um diferencial mecânico de deslizamento limitado, a força do motor elétrico traseiro pode ser enviada, também, para a dianteira, enquanto o torque do V8 consegue chegar nas rodas traseiras. Todo esse aparato é comandado por uma boa dose de tecnologias e eletrônicas embarcadas. O conjunto ainda compreende um pacote de baterias de 6,1 kWh, desenvolvido pensando principalmente no desempenho e com sistema de refrigeração especial: graças a ele, o motor elétrico traseiro consegue permanecer ligado por mais tempo, entregando força extra sem precisar do V8 frontal como gerador.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

A Mercedes ainda “comemora” o alcance 100% elétrico de 13 km pelo ciclo WLTP, e a possibilidade da simulação do som do V8 nos alto-falantes quando a SL63 roda com o motor a combustão desligado. São quatro estágios de regeneração de energia em frenagens e desacelerações. No mais alto, o carro chega a ter a condução One Pedal, e pode recuperar até 100 kW de potência para as baterias, que vão instaladas na parte traseira e podem ser recarregadas também em tomadas externas.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

O poderosíssimo trem de força misto faz do SL63 S E-Performance um dos carros mais rápidos a venda no Brasil atualmente: na prova de 0 a 100 km/h são assustadores 2,9 segundos, número digno de Ferrari’s e Lamborghini’s, enquanto a velocidade máxima é de mais de 315 km/h. Para dar conta de todo esse desempenho, suspensões independentes com amortecedores ativos, rodas traseiras esterçantes na mesma direção ou no oposto das dianteiras (até 2,5º), freios a disco ventilado de cerâmica de carbono nas quatro rodas (420 mm na dianteira e 380 mm na traseira) e direção elétrica progressiva com relação muito direta.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Na sua grande carroceria (4,70 m de comprimento e pouco mais de 2,00 m de largura), um capô longo, parabrisas inclinado e linha de cintura baixa, lembrando o AMG GT Roadster. A aerodinâmica surpreende, auxiliada pelo aerofólio traseiro retrátil (se ergue automaticamente a partir de 80 km/h e tem cinco estágios) e por uma espécie de spoiler dianteiro também retrátil (oculto e feito em fibra de carbono), garantindo a melhor passagem do ar pela carroceria. Suas rodas, aro 21, são calçadas com pneus 275/35 na dianteira e 305/30 na traseira, e, graças ao extensivo uso de alumínio no monobloco (o chassi é inteiro em liga-leve), ele não chega a ser tão pesado quanto parece: ao redor dos 2.200 kg.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Por dentro vão quatro ocupantes no esquema 2+2, e a Mercedes afirma que no apertado espaço traseiro viajam pessoas de até 1,50 m de altura. A cabine ainda compreende uma tela multimídia central de 11,9” e dois bancos dianteiros no estilo concha. A capota de tecido tem três camadas, para manter o máximo de silêncio e da temperatura da cabine, e pode ser aberta ou fechada com o carro em movimento em 15 segundos (até 60 km/h).  

Dentre os principais equipamentos de série do esportivo híbrido plug-in, bancos em couro com ajustes elétricos na dianteira, um lote de sistemas de direção semiautônoma, Park Assist, câmeras 360º, iluminação ambiente em LED personalizável, comandos de voz MBUX (“Hey Mercedes”), sistema de som Burmester de 650 Watts, carregador de celular sem fio, navegador GPS 3D, head-up display, conjunto óptico em LED, painel de instrumentos digital de 12,2”, rodas de liga-leve AMG aro 21 e por aí vai. O carro já pode ser encomendado em qualquer concessionária de automóveis Mercedes-Benz em território nacional.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.