(Lançamento) Nissan Sentra 2025 ganha cara nova e mais segurança

A Nissan mal esperou seu sedan médio Sentra completar 1 ano de mercado para retocá-lo agora na linha 2025. As novidades foram discretas, mas importantes, principalmente se for considerada sua evolução na segurança a bordo e nível de tecnologia. Além da produção mexicana, ele segue oferecido em duas versões: Advance, agora custando R$156.390 (aumento de R$3,4 mil), e Exclusive, que manteve o preço de R$176.390 (interior em couro caramelo por R$1,7 mil extras).  

O design dianteiro está mais alinhado a identidade visual atual da marca, e, por isso, agora o Sentra lembra mais seu irmão menor Versa. O acabamento cromado da grade ficou menor e mais discreto, sendo parcialmente substituído por apliques extras em preto metálico, e ele finalmente estreia os novos emblemas da Nissan. O parachoque frontal também mudou, especialmente na parte inferior: em prol de uma “cara mais limpa”, os faróis de neblina deixaram de existir, onde agora há entradas de ar falsas. Laterais, traseira, interior e mecânica seguem iguais, assim como o nível de espaço interno e tamanho do porta-malas (466 litros). 

O motor 2.0 16v de aspiração natural continua bebendo apenas gasolina, o que lhe faz render 151 cv de potência e 20 mkgf de torque, enquanto ainda são oito marchas simuladas na transmissão automática CVT. A marca declara 0 a 100 km/h em cerca de 9,5 segundos, com máxima de 200 km/h, enquanto o INMETRO divulga consumo de até 11,0 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Por conta do tanque de combustível pequeno, de apenas 47 litros (mesma capacidade de um Fiat Mobi), o sedan médio não consegue alcance máximo muito maior que 650 km. Suspensões independentes nas quatro rodas, quatro freios a disco e direção elétrica progressiva estão inalterados no pacote.  

Foto: Nissan/divulgação

Porém, o Sentra 2025 está reforçado no quesito segurança: demorou bastante, mas agora os essenciais sistemas de travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente e acionamento do pisca-alerta após colisões são de série nas duas versões (nenhuma delas ofereciam tais itens até então). A Advance, de entrada, passa a trazer também alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída de faixa ativo, comutação automática do farol alto e monitores de ponto-cego, itens que, até então, só vinham na Exclusive. Há também uma nova chave presencial para ambas. 

Dentre os principais equipamentos de série do sedan médio, rival de Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e do recém-lançado BYD King, estão os bancos em couro com regulagens elétricas para o motorista, ar-condicionado digital automático dual zone, rodas de liga-leve diamantadas aro 17, chave presencial, partida do motor por botão (função de partida remota na Exclusive), sensor crepuscular, faróis em LED (lanternas halógenas), painel de instrumentos com tela digital colorida de 7”, multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, paddle-shifts, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, 6 airbags etc.  

Foto: Nissan/divulgação

A versão Exclusive, mais cara, completa a lista com piloto automático adaptativo (ACC), retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos rebatíveis, câmeras 360º, teto-solar e sistema de som Bose. Só ela pode ter, também, o interior em couro caramelo.  

Por final, há uma nova cor no catálogo: Cinza Atlântico, metálica, que chega para fazer companhia aos três tons já conhecidos (Preto Premium, Branco Diamond e Cinza Grafite). A carroceria pode ser bi-tom, sempre com teto preto, no caso da Branco Diamond e Cinza Atlântico. A garantia do sedan segue sendo de três anos.  

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.