(Lançamento) Novo Mini Countryman: o carro mais tecnológico da história da marca por R$295 mil

Quem é vivo sempre aparece! A Mini, fabricante de origem inglesa que faz parte do Grupo BMW, está com novidades na sua linha vendida no mercado brasileiro, e quer sacudir a poeira com uma série de lançamentos até o ano que vem. Quem chega primeiro é a terceira geração do Countryman, uma mescla de crossover com SUV, por enquanto em configuração 100% elétrica importada da Alemanha. O Countryman estreou no Brasil primeiro em 2011, vindo da Áustria, e chegou até a ser fabricado em solo nacional por algum tempo entre 2015 e 2016. Na segunda geração, de 2017, passou a ser holandês, e segue importado desde então.  

Essa é, de fato, uma nova geração: utiliza plataforma modular UKL2 renovada e estreia uma carroceria inédita, com design que divide opiniões por alguns elementos retilíneos e com cortes “secos”, característica bastante diferente dos antigos padrões da Mini. A carroceria, entretanto, segue com a aparência “gordinha” e arredondada, típica da marca, e cresceu para todos os lados se comparada com a geração anterior: são quase 14 cm extras no comprimento, 2 cm a mais na largura, 7 cm crescidos na altura e entre-eixos ampliado em 2 cm, enquanto o porta-malas aumentou nada menos que 55 litros. Agora o carro mede 4,43 m, 1,84 m, 1,64 m e 2,69 m, respectivamente, com 460 litros para bagagens. 

Para o mercado nacional, são duas versões de acabamento, que diferem pelo conteúdo de série: Exclusive, de R$295 mil, e Top, de R$340 mil. Ambas são da configuração SE ALL4, com tração integral permanente, e utilizam o mesmo trem de força 100% elétrico: são dois motores, um para cada eixo, entregando 306 cv de potência e 50,4 mkgf de torque imediato. Segundo a marca, o modelo cumpre a prova de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, alcançando 180 km/h de máxima, limitada eletronicamente.  

O conjunto motriz ainda é composto por suspensões independentes nas quatro rodas e baterias de 66,5 kWh, permitindo alcance máximo de 320 km por carga completa de acordo com o INMETRO (433 km pelo ciclo europeu WLTP). A capacidade de recarga é uma vantagem: os sistemas elétrico e eletrônico do Novo Countryman permitem que o carro seja plugado em fontes de até 130 kW, e, nessas condições, ele consegue recuperar 70% das suas energias em 30 minutos. Um dos pontos que ajudam na eficiência energética é seu Cx (coeficiente de arrasto) de apenas 0,26.  

Foto: Mini/divulgação

O modelo não tem uma tela dedicada ao painel de instrumentos, e por isso concentra todas as informações numa multimídia com tela redonda de generosos 24 cm de diâmetro, que usa tecnologia OLED igual aos smartphones premium. Algumas funções chamam a atenção: é possível “remixar” a música que está tocando num modo DJ onde a tela simula um disco de vinil; há uma série de trilhas sonoras e sons ambientes que o carro pode reproduzir aos ocupantes e, assim como nos BMW, o Novo Countryman passa a ter um assistente de voz, que permite diversos controles do carro através de comandos falados. Há dois personagens para o tal assistente: o Spike, um bulldog, ou o Mini, um carrinho da marca. 

Foto: Mini/divulgação

A lista de modernidades segue com o Assistente Pessoal Inteligente, que aprende e decora algumas preferências do motorista (pode regular determinada temperatura do ar-condicionado em certa hora do dia, ou abrir a janela em um momento específico do trajeto). Também há uma série de assistentes inteligentes de condução, incluindo detector de vagas e Park Assist, por exemplo, alguns deles reproduzidos na tela multimídia central, além de conexões do carro com o Mini App. As forrações de painel e portas do novo modelo são de tecidos reciclados, que também estão presentes no volante. 

As duas versões do Countryman 2025 já estão à disponíveis no mercado nacional, e contam com dez opções de cores para a carroceria: Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blasing, Cinza Legend, Azul Slate e Verde Smokey. O teto pode ser pintado de preto, branco ou prata (essa apenas para a versão Top), a cabine da versão Exclusive tem opção do acabamento preto ou cinza, enquanto o interior da versão Top pode ser marrom ou bege.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.