(Lançamento) Renault Kangoo furgão volta ao Brasil com motor 1.6 16v para peitar a Fiorino

Sem muito alarde, a Renault passa a vender por aqui o Kangoo furgão flex, importado da Argentina, com a missão de atrapalhar a vida de Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Lançado com preço de R$120.800 na versão única Advanced, ou cerca de R$10 mil a mais que a rival da Fiat, o modelo já era especulado para o mercado nacional desde 2018, quando teve sua produção iniciada no país vizinho. Lá, aliás, também existe uma variante para passageiros, mas a marca decidiu importar apenas a versão de carga para o Brasil. 

Na realidade, esse não é um Kangoo legítimo, projetado pela Renault francesa, mas sim um Dacia Dokker rebatizado, que compartilha alguns componentes com Sandero, Logan e Duster nacionais. Ele é vendido mundo afora desde 2012, e utiliza a plataforma M0, uma espécie de evolução da B0 presente no Stepway e Duster atuais. Ou seja, é um legítimo Dacia, e por isso não deve se intrometer na vida do Kangoo E-Tech francês, comercializado por aqui na versão elétrica de carga. 

A motorização é pra lá de conhecida: 1.6 16v SCe flex, produzido em São José dos Pinhais (PR), com duplo comando variável e concepção inteira em alumínio, aliado a transmissão manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto motriz oferecido na versão de entrada do Duster e na Oroch, gerando no furgão 111/115 cv de potência com 15,7 mkgf de torque. A marca fala em 10,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 175 km/h. O consumo é ligeiramente pior que o da Fiorino: com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, enquanto com etanol as marcas ficam em 7,5 km/l e 8,0 km/l, respectivamente. O alcance máximo com gasolina é de 531 km (tanque de 47 litros). 

Além do baú com capacidade para 3.300 litros (3,3 m³, mesmo tamanho da Fiorino), a fabricante destaca a carga máxima de 750 kg do Kangoo furgão (são 650 no modelo da Fiat). O espaço tem cerca de 1,87 m de comprimento por 1,44 m de largura e 1,23 m de altura, além de oito pontos para fixação de carga. Outro diferencial é a porta lateral corrediça direita, item que só ele dispõe no segmento, enquanto as portas traseiras se abrem em até 180º cada. O Kangoo Advanced, inclusive, não foge muito do porte dos furgões rivais: são 4,41 m de comprimento, 1,81 m de altura, 1,73 m de largura e 2,81 m de entre-eixos.  

A lista de equipamentos de série é interessante, incluindo regulagem elétrica de altura do facho dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, comandos de som na coluna de direção, ar-condicionado, vidros/travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, multimídia de 7” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampas, modo Eco de condução, indicador de trocas de marchas, direção eletro-hidráulica, rodas de aço com calotas e por aí vai. Não há opcionais para ele.  

A Renault afirma que é do Kangoo Advanced os menores custos de manutenção e reparos no segmento: se comparado com a Fiorino, ele tem cesta de peças 20% mais em conta e as revisões até os 60 mil km são até 18% mais baratas. O custo por km rodado é de R$0,93. Além disso, quem não quiser adquirir o furgão poderá alugá-lo através do serviço On Demand de locação de veículos da própria marca, a partir de R$2.269, valor que já inclui as revisões programadas, seguro, documentação, pneus e assistência 24h. As vendas do modelo já se iniciaram, e são duas opções de cores para a carroceria: Branco Glacier e Prata Etoile. 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.